
O nosso intuito não é criticar as religiões, ao contrário, estamos aqui apresentando algumas de suas doutrinas e as analisando nas Escrituras.
Hoje, no Ventos de Doutrinas, vou falar um pouco sobre a Congregação Cristã no Brasil. Nos livros, essa denominação é considerada uma igreja pentecostal, mas para muitos cristãos, ela é um seita! Porque?
Fundação:
Em 1910, o norte americano Lougi Francescon visitou o Brasil. Ele era pertencente à Igreja Presbiteriana e se aderiu ao pentecostalismo em 1907.
Francescon começou a abrir igrejas no Brasil em 1910, sendo elas em São Paulo e em Santo Antonio da Platina (PR) e contou com um crescimento gigantesco na década de quarenta, com um número estimado de 305 templos no Brasil, e em 1950, o número já havia chegado a 815 templos.
(imagem: Lougi Francescon).
Veremos abaixo as principais doutrinas seguidas pela Congregação Cristã no Brasil:
1. Não admitem o ministério pastoral e não apoiam a sustentação financeira dos obreiros:
Na Congregação Cristã no Brasil não admitem pastores, e os seus líderes são chamados de anciãos, e inclusive, chamam os pastores de mercenários. A CCB também não admite o pagamentos de salário aos seus obreiros.
Não está errado em usar o termo ancião para se referir ao líder da Igreja, até porque, os termos ancião e presbítero significam a mesma coisa (1 Tm 5:19). O erro cometido pela Congregação Cristã está em afirmar que o ministério pastoral não existe e que pastores não devem receber algum salário por seu trabalho na igreja.
Em João 21:15-17, Jesus entrega o ministério pastoral à Pedro, dizendo à ele que "pastoreia o meu rebanho". E o Ap. Paulo, em Efésios 4:11, afirma a existência do ministério pastoral e em 1 Timóteo 5:18 e 2 Corintios 11:8 deixam bem claro o salário aos obreiros.
2. O uso do véu nos templos:
Analisando em um contexto histórico, vemos que naquela época em Corinto, as prostitutas tinham suas cabeças raspadas ou tinham o cabelo curto, sem contar o grande número de cultos pagãos presentes naquela cidade. Então, o Ap. Paulo orienta as mulheres de Corinto que usassem o véu, para que não fossem confundidas com as sacerdotisas pagãs e nem com as prostitutas.
3. Não pregam o dízimo:
A Congregação Cristã prega que os dízimos eram práticas exigidas na Lei de Moisés e que estamos no período da Graça, anulando tal prática.
Abraão, o nosso Pai da Fé, muito antes da Lei de Moisés, entregou o dízimo (Gênesis 14:18-20). Quando Jesus Cristo esteve na terra, ele mandou que fossem entregados os dízimos (Mateus 23:23).
4. Não promovem pregações fora dos templos e oram apenas de joelhos:
A CCB não promove pregações em praças ou em lugares públicos e não oram a não ser de joelhos, usando como base Filipenses 2:10.
Jesus Cristo em seu ministério pregou nas praças, nos montes, nas praias, nas casas etc. Deus não está preocupado com a posição física para fazer a oração, mas Ele se preocupa com o nosso coração quebrantado (Atos 2:14, Jonas 2:1-10, Jó 11:41-43).
Conclusão:
Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.
1 Coríntios 11:16
Parabéns pelo blog, irmão Victor. QUE A POTENTE MÃO DO SENHOR ESTEJA CONTIGO !!!
ResponderExcluirMuito obrigado irmão, a você também :) ..
ExcluirPronto é justamente isso que nós estamos precisando,abrir os olhos do povo......Excelente.....
ResponderExcluirMuito bom o texto, irmão. Parabéns!!!
ResponderExcluirA paz de Deus irmãos...
ResponderExcluirLi seus estudos, se não incomodar-se, farei meus comentários:
Tratando-se do Ministério para Pastor (Grego: Poimem), posso afirmar que O Ministério de Ancião (Grego: Presbytero, Latim: Episcopo/Bispo) tem muito mais respaldo bíblico do que o defendido pelas demais denominações cristãs. Vejamos:
E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito Anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido. Atos 14:23
E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia.
O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos Anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.
Atos11:29-30
E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos Apóstolos e Anciãos em Jerusalém. Atos 16:4
Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. Congregaram-se, pois, os Apóstolos e os Anciãos para considerar este assunto. Atos 15:5-6. Continua...
Nestas passagens acima, podemos notar que os assuntos da igreja eram sempre tratados pelos Apóstolos junto aos Anciãos.
ResponderExcluirNas cartas a Tito ( Tito 1.5,16 ) e Timóteo (1 Timóteo 3.1,16 ) o Apóstolo Paulo aborda as recomendações para ordenação a Anciãos e Diáconos.
Outro ponto interessante é sobre a imposição de mãos do PRESBITERIO, onde Timóteo recebeu a autoridade de Deus para exercer seu ministério de Ancião ( Grego:Presbytero, Latim: Episcopos):
Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do Presbiterio. 1 Timóteo 4:14
Vejamos a definição de Presbiterio:
“Presbyterion, Assembleia de anciãos, Presbitério”. Pode ser a tradução de um termo técnico hebraico que significava “A PRESSÃO DOS ANCIÃOS,” que, em efeito, denotava “a imposição de mãos sobre alguém, com o objetivo de torná-lo um Ancião ou Rabino.” Num contexto cristão significaria “ordenação do presbítero” ou “ordenação formal ao ofício.” (Kelly). (Rienecker, Fritz; Rogers, Cleon. Chave Linguística do Novo Testamento Grego, 1ª Edição, pág.465. Vida Nova. São Paulo – Brasil). Continua...
Em nenhum momento vemos nas escrituras os Apóstolos ordenando os irmãos a Pastores (Grego: Poimenas) e tão pouco se intitulando Pastores, pelo contrario eles ordenavam e recomendavam a eleição de Anciãos e diziam ser Anciãos como os demais, vejam:
ResponderExcluirO ANCIÃO à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais amo na verdade, e não somente eu, mas também todos os que têm conhecido a verdade, 2 João 1:1
O PRESBÍTERO ao amado Gaio, a quem em verdade eu amo. 3 João 1:1
Aos PRESBITEROS, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também PRESBÍTERO com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar. 1 Pedro 5:1
As palavras Ancião (Hebraico: Zaqen), Presbítero (Grego:Presbytero) e Bispo (Latim: Episcopo), trata-se da mesma pessoa ou seja são sinônimos. Lendo as cartas de recomendação para Tito e Timóteo, logo se nota que o Apóstolo num faz distinção entre elas. Continua...
Tratando-se da liderança da igreja, vemos que esta foi dada aos Anciãos no dias da Igreja Primitiva. Vejamos:
ResponderExcluirE de Mileto mandou a Éfeso a chamar os ANCIÃOS da igreja;
Olhai pois por vos, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu BISPOS, para APASCENTARDES a igreja de Deus. Atos 20,17.28
Aos Anciãos/Presbíteros não foi só dada a liderança (Latim:Episcopos/Bispos) da igreja, mais que estes seriam também responsáveis pelo rebanho do Senhor.
Em Hebreus 13.7,17, o vocábulo encontrado nos Textos Gregos Originais é “hegéomai” (líder) e não ‘poimên’(pastor). Devemos nos lembrar e obedecer aos nossos “líderes,” é o que literalmente diz os textos de Hebreus 13.7, 17. O ofício vigente na igreja primitiva era o de Ancião (Grego:Presbyteros) ou Bispo (Grego: Episkopos). A igreja primitiva sempre esteve aos cuidados do “presbitério”, isto é, "corpo de anciãos" (1Timóteo 4.14) como demonstrei acima, é o que diz a Bíblia.
Em Efésios 4.8,11, fala sobre Dons e não Cargos.
Notemos que neste trecho o apóstolo não se ocupa com os DONS para o ministério da palavra, detalhados em Efésios 4.11-16, cujo préstimo não é limitado a uma determinada localidade, mas encara a edificação de todo o corpo de Cristo.” (S. E. McNair. A Bíblia Explicada, 8ª Edição 1992, pág. 458. CPAD, Rio de Janeiro – Brasil). Continua...
Umas das responsabilidades dos Apóstolos e Anciãos estavam na liderança e pastoreio nas igrejas de Cristo. João 21.15, Atos 20,17.28
ResponderExcluirFinalizando essa parte, o Wikipedia nos da uma ressalva:
ANCIÃO ou PRESBÍTERO nas igrejas cristãs primitivas, era cada um dos anciãos aos quais era confiado o governo da comunidade cristã. HOJE refere-se a um ministro religioso cuja função varia de acordo com as diferentes denominações. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, http://pt.wikipedia.org/wiki/Presbítero.
Resumindo, o oficio de Pastor passou a permear nas igrejas na reforma protestante a partir do século 16, lideradas por Calvino e Lutero, e nisso posso te afirmar pela palavra irmão, que o Ancião, outrora um líder constituído pelo Espírito Santo, agora rebaixado, subordinado por um titulo criado por mãos humanas. Continua...
Em relação ao sustento do Obreiro, temos como exemplo Paulo, que era um construtor de tendas, ofício de onde tirava seu sustento (Atos 18.3); antes de se converter tornando-se discípulo de Cristo, Paulo havia aprendido a profissão como um dever de todo rabino em ter o próprio sustento.
ResponderExcluirEle confirmou isso aos Anciãos de Éfeso ao dizer que seu sustento era fruto do trabalho das próprias mãos:
Vós mesmos sabeis que estas mãos serviram para o que me era necessário a mim e aos que estavam comigo. Tenho-vos mostrado em TUDO que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber.” (Atos 20.34,35).
Embora Paulo fale disso como um direito que ele tinha, afirmou que não fez uso do mesmo:
Se outros participam desse direito sobre vós, não o temos nós em maior medida? Entretanto, não usamos desse direito; antes suportamos tudo, para não criarmos qualquer obstáculo ao evangelho de Cristo.(1Cor 9.12ss)
Paulo, em tudo, procurou o que é “MAIS BEM AVENTURADO”, esta é a mesma meta do ministério da CCB em não ser sustentado pelas “MÃOS” dos outros, foi o que Paulo procurou mostrar em tudo e até mesmo “TRABALHANDO NOITE E DIA”:
ResponderExcluirIrmãos, vocês com certeza lembram de como trabalhamos e lutamos para ganhar o nosso sustento. Trabalhávamos de dia e de noite a fim de não sermos uma carga para vocês, enquanto anunciávamos a vocês a boa notícia que vem de Deus. (1Ts 2.9)
As referencias apontados pelo irmão 1 Timóteo 5:18 e 2 Coríntios 11:8 aponta algo interessante, em nenhum momento ele faz exigências quanto a isso, mais ele aponta para que a Igreja reconhecesse o esforço do obreiro para com a obra, suprindo as suas necessidades matérias assim como os irmão da Macedônia o fizeram com ele ao verem a situação precária na qual se encontrava.
Espero ter deixado claro quanto essa parte irmão Victor Rodrigues, se possível aguardo o seu retorno, logo mais poderei eu com mais tempo esta refutando os demais citados pelo nobre irmão... Deus seja contigo, Graça e Paz...
Eu não sei como estes irmãos tem estes tipos de adoração pelos os homens sendo que as igrejas somos nós mesmos Deus deixou somente que espalhamos o evangelho somente ? em jenis primeiro versículo 27 Deus falou fassamos o homem a nossa imagem e semelhança fez o homem e mulher num dia só
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